.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os seus objectivos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, adormecidas... ou anestesiadas por fórmulas e conceitos preconcebidos. Embora parte dos seus artigos possam "condimenta-se" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade com libertinagem de expressão" no principio de que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros".(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico e por vezes corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausadamente, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas análises, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell).Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de blogues a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, o que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão com alguma delas... mas somente o enriquecimento com a sua abertura e análise às diferenciadas ideias e opiniões, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais e válidos para todos nós, dando especial atenção aos "nossos" blogues autóctones. Uma acutilância daqui, uma ironia dali e uma dica do além... Ligue o som e passe por bons e espirituosos momentos...

domingo, 13 de dezembro de 2009

SINAIS DOS TEMPOS




SINAIS DOS TEMPOS


Como sinais inequívocos da evolução dos tempos, bué da mobiliários urbanos têm sido plantados nas artérias de Tubucci, incentivando ao consumismo fortuito dos seus queridos e populares concidadãos, numa tentativa de imitar a tão bela á beira Sena plantada... Paris!
???

Hilton?
Hilton, não!
Não se mostra mais abaixo do umbigo senão este post descamba para o devasso, havendo gente séria e de boas famílias a ler isto!

A Cidade-Luz das Gaulesas terras, c’até possui uma imitaçãozeca rasca do nosso minarete por altura dos Natais!


-Minarete? Mas que minarete???

-Sim, minarete... Porquê? Aquilo no cimo do morro não servirá para as populações se comunicarem... ou lá o que é?


-Pois, pois, mas não faz barulho como os da Helvécia!

-È um minarete sim senhora! E o nosso é muito melhor pois é silencioso, e um minarete assim não se encontra em qualquer sítio! Toma!!!


Como se deverão ter apercebido, isto não anda muito Católico entre o Cidadão abt e a Companheira...
Ela sempre a meter o bedelho em tudo o que este praça escreve, diz e faz... irra!
Ora bem, por Tubucci esses painéis publicitários apessoam-se nos mais diversos tamanhos.

Desde os pacarrichinhos pregados em gradeamentos de protecção aos peões, até aos enooormes que se designam por muppies.

Uns são como as estrelas que possuem luz própria, outros como a Lua cuja iluminação lhes é emprestada pelo Astro-Rei, estando posicionados em locais estratégicos, enchendo a retina aos passantes.
Sob a envolvência das trevas, enquanto uns se ficam pelo escurinho, outros acusam a sua presença através de iluminação fria, difusa e ténue!
Coisa linda, sim senhores!

Por exemplo, este painel está estratégicamente colocado á direita de quem sobe a Avenida do Paiol, forçando os atentos condutores a olharem nessa direcção, não lhes passando despercebido um terceiro veículo que entretanto dessas bandas se depare!
Eficaz, eficiente e mui inteligente!
Não, não é esse grande... é o mais pequenito!!!

Um cartaz que durante a noite possui o tal lampejar inocente que não se torna indiferente aos olhos do viajante. È de notar que essa iluminação poderá tornar-se útil quando a EDP (Electricidade de Portugal) não presta a devida assistência ás iluminárias da via pública que volta e meia se vão rendendo ás evidências dos usos e costumes!
Até chegou o dia em que pairaram duas naves espaciais sobre duas das rotundas de Tubucci!

Uma flutua sobre o altaneiro muro da rotunda em honra da Comunidade Abrantina, ali ao altinho da Avenida das Forças Armadas...
Outra evolui junto á Rotunda do Olival, para as bandas de Alf...
Uma coisa do outro mundo!

Aquilo é lindo!
Dois enormes plasmas ou lá como se chamam, emitem imagens mexilhonas, c’ até cá o rapaz pensou em adquirir um aparelhómetro idêntico para plantar na salinha de estar!
Seria uma afronta á vizinhança... que troca de televisor como quem muda de camisa!
Era a Companheira a tricotar, o Cidadão entretido a ver bonecos que assim nunca mais perderia tempo escrevendo e fotografando disparates para este blogue marado... e a gata Cristie de ôlho esbugalhado, esquecendo-se do cio por completo!

De facto... seria um sossego!
Um sossego para a vizinhança que deixaria de passar as noites em claro ao toque dos gatofónicos concertos (leia-se gatofonia), e vocês que jamais se preocupariam em consultar regularmente este site inconveniente, monótono e bué da chato em busca de algo que se aproveite!
Seria o Céu pelos feudos de Tubucci!
A propósito, cá o Cidadão tem pensado seriamente em cessar as actividades cibernéticas porque isto de atender ás sugestões do pagode fazendo bloguice de investigação conjugada com 90% a 100% de originalidade, sátira, ironia e etc, que agora não vêm á memória os outros termos adequados para classificar o coiso, requer muita dedicação, paciência e trabalho Q.B. !
Mas bom...vamos andando...
Ah!
Qual era o assunto em epígrafe???
Para os efeitos julgados convenientes, Q. B. não significará “Quinta do Bill”... mas,  “quanto baste”...
Ah! OS OVNIS!

À distância, aquelas maquinetas começam por apelar aos sentidos dos transeuntes que, sendo ajuizados condutores e pais de família, portanto uns cotas perfeitos, logo ficam com as libidos assanhadas e truncadas á maneira!
No aproxego ás rotundas, aquilo emite ondas hertzianas que, interferindo em determinadas frequências dos auto-rádios, fazem uns barulhinhos esquisitos mais ou menos assim: ZZZZZZiiiiiiiiZZZZZZfffffffffffffffffffffffffffffffffffffff, dando a impressão dos tais Étês querendo entrar em contacto com a gente... mas não devem ser... 
Para isso temos o minarete que nos resolve o problema!

Enquanto os garbosos papás e mamãs vão olhando para aquilo lá no alto lembrando um balão, os respectivos chiantes entraram em rota de colisão, uns no acesso ao circuito giratório e outros lá bem dentrinho!
 O ideal mesmo, seria espetarem naquelas cenas uns anúncios a oficinas de bate-chapa e pintura auto! E como a coisa ia de feição, uma publicidadezeca a companhias seguradoras céleres e sérias no pagamento de danos resultantes dos sinistros rodoviários, também dariam um jeitão, na medida em que não é fácil encontrarmos no mercado seguradora que reúna tais requisitos!
Isto se for de dia... porque se calhar á noite, o corrupio complica-se!
Têm uma iluminação tão intensa emitida por led’s, tungsténios, fluorescentes, halogéneos, ou o raio que os partam, que um cidadão fica vesgo de todo!

Aquilo flascha á maneira... ao ponto de se ficar a apalpar terreno, como sucede com o passageiro desta pick-up!!
È uma coisa do outro mundo que se nos introduz pelas vistas dentro!
Perante os factos qualquer farol de automóvel se torna insignificante!...
Não há máximo que lhe chegue aos calcantes!

Uma sistemática agressão visual na verdadeira acepção da palavra!
A intensa, brilhante e soberba luz multicolor varre as rotundas iluminando as prensas, as mós, os relvados, as florinhas e famílias inteiras em bronze!
È que nem as ratas passam despercebidas, carais!
Potenciam-se encontros imediatos de terceiro grau!
Recuperando a visão, temos uma oportunidade excepcional de toparmos as lindas caras larocas das condutoras que ficam carradas de engraçadas numa onda de psicadélico!
Aqui sim, até se pode dar um acidente!
Com as tecnologias avançando mais céleres que a respectiva jurisdição, compreende-se que haja um vazio legal no sector e uma fase de adaptação a novas realidades e á segurança de pessoas e bens, consequentemente ao encontro das necessidades populacionais!
Razão mais do que suficiente para que a autarquia Tubucciana fique de mãos e pés atados perante tão inusitada inovação, não encontrando base jurídica sustentável que evite os inevitáveis danos colaterais destes ofuscantes muppies publicitários...

-Ouve cá... estás a escrever que nem um desalmado sobre os OVNIS das rotundas enquanto consulto a legislação... e repara bem no que encontrei!

-Prontos! Cá temos outra vez a desmancha-prazeres da Companheira a meter o bedelho!

-Pões-te a teclar sem saberes o que escreves, perdendo o teu tempo precioso mas isso é bem feito! Para que não sejas ignorante e precipitado, ouve bem o que te vou ler em alta voz!

-Será? Mas será que um tipo não tem um minuto de sossego, sequer???

-Miaaaoooouuuuu!

-???

-E... mais esta que tem estado tão sossegada!

-Ora ouve;
“Não podem ser colocados nas vias públicas ou nas suas proximidades quadros, painéis, anúncios, cartazes, focos luminosos, inscrições ou outros meios de publicidade que possam confundir-se com os sinais de trânsito ou prejudicar a sua visibilidade ou reconhecimento ou a visibilidade nas curvas, cruzamentos ou entroncamentos, ou ainda perturbar a atenção do condutor, prejudicando a segurança da condução”.

-Onde encomendaste esse sermão?

-Aqui no Diário da República de 23 de Fevereiro de 2005... no nº 3 do artigo 5º do Capítulo I do Decreto-Lei nº 44!

-Rotundas! Nhã, Nhã, Nhã! Aí não cita as rotundas!

-Olha! Vai-te catar!

 Já viram isto! Ãh?
Ora bolas! Como é que a autarquia Tubucciana terá deixado escapar este artigo?