.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os seus objectivos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, adormecidas... ou anestesiadas por fórmulas e conceitos preconcebidos. Embora parte dos seus artigos possam "condimenta-se" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade com libertinagem de expressão" no principio de que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros".(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico e por vezes corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausadamente, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas análises, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell).Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de blogues a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, o que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão com alguma delas... mas somente o enriquecimento com a sua abertura e análise às diferenciadas ideias e opiniões, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais e válidos para todos nós, dando especial atenção aos "nossos" blogues autóctones. Uma acutilância daqui, uma ironia dali e uma dica do além... Ligue o som e passe por bons e espirituosos momentos...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ECCE HOMO !



ECCE HOMO!

 Até há bem poucos dias, a anciã Cecilia Giménez não passava duma cidadã desconhecida, mas de agora em diante já tem uma legião de fãs na Web, sendo-lhe difícil descolar-se da identidade de famosa “restauradora” do Ecce Homo.

Preocupada com o estado avançado de deterioração em que se encontrava a obra assinada por Elías García Martínez, a devota octogenária resolveu retocar a pintura que decora o Santuário da Misericórdia na cidade de Borja, reinado de Aragão!

Desde então, este episódio insólito deu azo a bastantes outras experiências criativas!
 

O ousado trabalho da artista espontânea representa um acto de amor cativante e o reflexo inteligente da degradante situação política e da crise de valores deste tempo, questionando o surgimento de hipotéticos ídolos alternativos.

A autora espontânea do restauro é comparada a grandes nomes da pintura expressionista como Van Gogh, Kirchner, Goya, Munch e Modigliani.
 

O trabalho desenvolvido pela beata tem sido alvo da atenção de vários curiosos que nos últimos dias vêm satirizando o acontecimento, estando também a fazer furor entre os apreciadores do expressionismo primitivo.
 
A nova versão do Ecce Homo é considerada como um óptimo instrumento de estudo comportamental por influência de transtornos psíquicos, perturbações obsessivo-compulsivas, estados de senilidade galopante ou complicações de visão como sejam cataratas, astigmatismos, miopias, ciscos e outros argueiros de diversificada espécie.

Segundo uma nota do Centro de Estudos Borjanos publicada pelo El País, nos States há uma instituição interessada em analisar este fenómeno segundo o ponto de vista sociológico e uma agência de publicidade que gostaria de explorar o seu impacto mediático!
 
O caso insólito foi detectado por este Centro de Estudos de Borja que disponibilizando uma equipa especializada em restauros, contará com a preciosa colaboração da D. Cecília que lhe explicará sobre a percentagem de dissolvente e pigmentos aplicados, as espessuras dos traços e a técnica empregue no manejo do pincel, dando início a uma análise pormenorizada do fresco no sentido de avaliar a possibilidade da sua recuperação...
...pese o facto de muitos cibernautas e outros críticos defenderem a idéia de que esta excelente obra prima dum impressionismo deslumbrante que nos reporta à mona lisa do Dá Vinci, não se entendendo muito bem se para desmanchar a rir ou ralhar e oportunamente reavivada pela mão da velhinha visionária de Borja, se deva manter conservada em "estado bruto...”

8 comentários:

RL disse...

http://expressamentearte.blogspot.pt/p/pintores-expressionistas-e-suas-obras.html
Verdade, verdadinha,tal restauro implica labor... se implica!
Mas plagiando antigo spot publicitário:
- " Very especial, brutus"
...teclo invocando 'whisky'... of course!
Boa malha.

O Cidadão abt disse...


RL friend?

"Very, very, special brutus for chins... of course!"

alcolobre disse...

Eh! eh! Eh!Ganda espanholada!O homem está castiço assim recauchutado!A velhota é que lhe deu a volta ao retrato!Já não tem recuperação!Está a passarsse dos carretos não tarda!

O Cidadão abt disse...


Alcolobre!

Não é nada mau porque ainda assim há alguém que presta alguma atenção ao restauro da Dona Cecília!

Sai um trago de Famous Grouse arrefecido com três pedras de gelo!

HORTA F's disse...

Boas Cidadão,

Pois dei uma boa gargalhada com a restauração do "Ecce Homo".
Tal pessoa não se coibe de mandar pérolas a pessoas repeitáveis, mostrando que na realidade merece ser o bobo da corte.

Cumprimentos

O Cidadão abt disse...



Olá Tramagalense!

Cá o Cidadão abt preocupou-se bastante para que a reprodução do restauro saísse perfeitinha.

A imagem foi bastante beneficiada com o trabalho no entanto com a ajuda da visão radikal da devota octogenária, o fresco inté que ficou catita!

Cá para o Cidadão, deixava-se ficar a pintura assim porque depois do restauro, a romaria de curiosos, estudiosos e de outros interessados no fenómeno tem sido elevada, tendo este blogue atingindo picos na ordem das 178(cento e setenta e oito) visitas diárias, nos primeiros dias da publicação do restauro!!

Foi um frenesim exasperante!!!

Há por cá jornais regionais que mesmo oferendados, não conseguem atingir tais leituras!

Um sucesso cibernético, portanto!

Joaquim disse...

Que tema interessante. Com a ampla projecção dada pelos orgãos de comunicação social de âmbito internacional, diria que o momento desta abordagem é de todo oportuno.
Partilho do very Special Brutus, on the rocks, please...

O Cidadão abt disse...




Foi um flash de inspiração, caro Joaquim!