.

.

Este militante anti-cinzentista adverte que o blogue poderá conter textos ou imagens socialmente chocantes, pelo que a sua execução incomodará algumas mentalidades mais conservadoras ou sensíveis, não pretendendo pactuar com o padronizado, correndo o risco de se tornar de difícil assimilação e aceitação para alguns leitores! Se isso ocorrer, então estará a alcançar os seus objectivos, agitando consciências acomodadas, automatizadas, adormecidas... ou anestesiadas por fórmulas e conceitos preconcebidos. Embora parte dos seus artigos possam "condimenta-se" com alguma "gíria", não confundirá "liberdade com libertinagem de expressão" no principio de que "a nossa liberdade termina onde começa a dos outros".(K.Marx). Apresentará o conteúdo dos seus posts de modo satírico, irónico, sarcástico e por vezes corrosivo, ou profundo e reflexivo, pausadamente, daí o insistente uso de reticências, para que no termo das suas análises, os ciberleitores olhem o mundo de uma maneira um pouco diferente... e tendam a "deixá-lo um bocadinho melhor do que o encontraram" (B.Powell).Na coluna à esquerda, o ciberleitor encontrará uma lista de blogues a consultar, abrangendo distintas correntes político-partidárias ou sociais, o que não significará a conotação ou a "rotulagem" do Cidadão com alguma delas... mas somente o enriquecimento com a sua abertura e análise às diferenciadas ideias e opiniões, porquanto os mesmos abordam temas pertinentes, actuais e válidos para todos nós, dando especial atenção aos "nossos" blogues autóctones. Uma acutilância daqui, uma ironia dali e uma dica do além... Ligue o som e passe por bons e espirituosos momentos...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

ECCE HOMO !



ECCE HOMO!

 Até há bem poucos dias, a anciã Cecilia Giménez não passava duma cidadã desconhecida, mas de agora em diante já tem uma legião de fãs na Web, sendo-lhe difícil descolar-se da identidade de famosa “restauradora” do Ecce Homo.

Preocupada com o estado avançado de deterioração em que se encontrava a obra assinada por Elías García Martínez, a devota octogenária resolveu retocar a pintura que decora o Santuário da Misericórdia na cidade de Borja, reinado de Aragão!

Desde então, este episódio insólito deu azo a bastantes outras experiências criativas!
 

O ousado trabalho da artista espontânea representa um acto de amor cativante e o reflexo inteligente da degradante situação política e da crise de valores deste tempo, questionando o surgimento de hipotéticos ídolos alternativos.

A autora espontânea do restauro é comparada a grandes nomes da pintura expressionista como Van Gogh, Kirchner, Goya, Munch e Modigliani.
 

O trabalho desenvolvido pela beata tem sido alvo da atenção de vários curiosos que nos últimos dias vêm satirizando o acontecimento, estando também a fazer furor entre os apreciadores do expressionismo primitivo.
 
A nova versão do Ecce Homo é considerada como um óptimo instrumento de estudo comportamental por influência de transtornos psíquicos, perturbações obsessivo-compulsivas, estados de senilidade galopante ou complicações de visão como sejam cataratas, astigmatismos, miopias, ciscos e outros argueiros de diversificada espécie.

Segundo uma nota do Centro de Estudos Borjanos publicada pelo El País, nos States há uma instituição interessada em analisar este fenómeno segundo o ponto de vista sociológico e uma agência de publicidade que gostaria de explorar o seu impacto mediático!
 
O caso insólito foi detectado por este Centro de Estudos de Borja que disponibilizando uma equipa especializada em restauros, contará com a preciosa colaboração da D. Cecília que lhe explicará sobre a percentagem de dissolvente e pigmentos aplicados, as espessuras dos traços e a técnica empregue no manejo do pincel, dando início a uma análise pormenorizada do fresco no sentido de avaliar a possibilidade da sua recuperação...
...pese o facto de muitos cibernautas e outros críticos defenderem a idéia de que esta excelente obra prima dum impressionismo deslumbrante que nos reporta à mona lisa do Dá Vinci, não se entendendo muito bem se para desmanchar a rir ou ralhar e oportunamente reavivada pela mão da velhinha visionária de Borja, se deva manter conservada em "estado bruto...”